Tarefa: Identificar as Partes Interessadas
Identificar e documentar todas as pessoas ou organizações que tenham interesse ou podem ser afetadas pelo projeto. Devem ser registradas as informações relevantes sobre os seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.
Disciplinas: Planejamento de Projeto (PP)
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Uso do Processo
      Descrição Principal

      Identificar pessoas, grupos ou organizações que podem ter impacto ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto.

      É necessário analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência e seu impacto potencial no sucesso do projeto. Essas informações precisam ser documentadas em um Registro das Partes Interessadas, que irá compor o Plano de Projeto durante a etapa de planejamento do projeto.

      Após identificadas, as partes interessadas precisam ser classificadas em relação ao seu nível de poder sobre o projeto e também em relação ao seu grau de comprometimento com o projeto. Isto permitirá ao Gerente do Projeto definir a sua estratégia de atuação sobre as partes.

      Esta análise deverá ser feita para cada parte interessada, atribuindo-se uma classificação em relação ao seu grau de influência no projeto (baixo, médio ou alto), de acordo com sua hierarquia ou responsabilidade. Em seguida, é necessário definir o grau de interesse pelo projeto (baixo, médio ou alto), de acordo com as reuniões ocorridas e informações da equipe.
      Ao representar estas informações numa Matriz de Interesse e Poder, estabelece-se a estratégia para abordagem.

      Para maiores informações sobre a elaboração da Matriz de Interesse e Poder, consulte o Guia Operacional PDP-MCTIC_GO_MatrizInteressePoder.